Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".

2006/04/22

A PRIMEIRA SEPARAÇÃO!


Está a crescer a olhos visto a nossa texuguinha! Já palra imenso, agarra tudo o que lhe aparece à frente e, claro, vai tudo para a boca. Adora ver televisão e "fala" muito para ela :-)
E assim vamos entrando em novas fases. Vem aí a fase de passar a menina para o seu quartinho. Já me está a dar volta à cabeça. Vou ficar no quarto ao lado mas parece tão longe... Parece que me estou a afastar vários quilómetros da minha princesa! Vai custar tanto, ai ai... O pediatra deu indicação para fazer essa mudança lá para os seis meses.
Parece ser a altura ideial por vários factores:
- altura em que o bebé deixa de ser amamentado em exclusivo, ou deixa de comer tão frequentemente durante a noite;
- mais tarde pode implicar uma adaptação mais difícil e traumática;
- o bebé habitua-se ao seu espaço e aprende a gostar dele.
Além disso:
- o casal tem mais privacidade;
- deixa-se de ter medo de entrar para a cama pois o barulho pode acordar o bebé;
- pode voltar-se a ler na cama sem pressas;
- pode ver-se televisão sem problemas;
...
Alguns pontos que podem facilitar a arrumação do quarto do bebé:
- O berço não deve receber sol directamente nem correntes de ar.
- O "caminho" até o berço deve estar desimpedido, já que muitas vezes você terá que correr até lá durante a noite, quando o bebê chorar.
- Não é indicado que o berço esteja muito próximo à porta, para evitar luz e barulho.
- Quando o espaço do quarto for pequeno, uma cómoda com gavetas, que geralmente acompanha o estilo do berço. Dependendo do tamanho do enxoval, ela pode ser suficiente.
- Tanto se pode ter um tampo ao lado do armário (o que facilita o manuseio das roupas) como usar o tampo da cómoda como trocador. Em qualquer dos casos é importante que ele seja revestido de material fácil de limpar e protegido por um colchãozinho plastificado para receber suavemente o bebê.
- O piso ideal para evitar poeira é o revestido de vinil ou laminado plástico.
- As paredes podem ser revestidas com tinta lavável, borders, tecidos, papéis de parede ou pinturas especiais, depende do estilo adoptado
Harmonia Feng Shui no quarto do bebé:
Evite:
- deixar a cabeceira voltada para a janela, pois nesse caso a cabeça do bebé fica direccionada para o vazio e o corpo sujeito a correntes de ar;
- pôr o berço entre a porta e a janela, no cruzamento de energia;
- colocar a cabeceira junto à parede, dentro da qual corre a tubulação hidráulica.
Mais informação aqui e aqui
Isto é só o começo. A primeira separação! E já penso, como será quando for para a escola? Deixa-la lá sozinha. Com os colegas e professores mas sem mim!
Bem, cada coisa a seu tempo.
Algumas dicas aqui sobre o que fazer e não fazer na hora de dormir.

2 Comments:

At Saturday, April 22, 2006, Blogger alexandrachumbo said...

em primeiro lugar tenho de dizer que esta foto está uma fofura, a bia é realmente muito querida:) depois, em segundo lugar tenho de confessar que o darinho ainda dorme no nosso quartinho... este post fez-me pensar que provavelmente já era altura de começar a pensar seriamente em pô-lo no quartinho dele... obrigada pelas dicas:)

 
At Monday, April 24, 2006, Blogger RB said...

força!!! é preciso coragem, não é?
o só devo passar o rodrigo lá para o verão, qdo não tivermos tanta necessidade de aquecer o quarto e eu sentir que ele precisa menos de mim!
mas vai-me custar tanto! ai, ai

 

Post a Comment

<< Home