Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".

2005/08/13

O MEU C�CCIX

Coluna vertebral vista de perfil
1 Cervicais
2 Dorsais
3 Lombares
4 Sacro
5 C�ccix

O meu c�ccix deveria estar como se apresenta na figura, no entanto, devido uma queda h� cerca de 10 anos, o meu c�ccix est� mais curvado do que o normal e espeta-me. Quando estou sentada muito tempo fico com dores localizadas muito fortes que chegam a prender-me o andar. S� atenuam com anti-inflamat�rios e gelo directo sobre o osso. A solu�?o final, em casos extremos ser�a serrar o osso, o que n?o � uma ideia que me entusiasme de todo!!!
Quando fui ao ortopedista este alertou-me ainda para o facto que quando eu estivesse gr�vida isto poderia vir a ser um problema uma vez que com o peso do b�be sobre a coluna � mais prov�vel o aparecimento de dores mais frequentes. Mesmo gr�vidas sem esta luxa�?o sofrem de dores de costas, ora eu estou ainda mais vulner�vel!
Durante o parto ainda � mais grave pois geralmente os partos no hospital estatal realizam-se na posi�?o "deitada de costas". E, deitar de costas comprime o c�ccix, diminui o di�metro da p�lvis, o que pode ser desconfort�vel e faz o �tero pesar sobre art�rias importantes, impedindo um bom fluxo sangu�neo. A posi�?o ideial seria semi-reclinada (quase sentada), deitada sobre o lado esquerdo, de joelhos ou c�coras. Acocorar faz diminuir o canal de parto, aumenta a abertura da p�lvis para seu maior di�metro, e faz as contra�?es serem mais eficientes, j� que o trabalho est� a ser auxiliado pela gravidade.
Resumindo, tenho mesmo de falar com a minha m�dica para analisar todas as possibilidades. H� que planear o grande momento para n?o haver surpresas desagrad�veis.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home