Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".

2006/02/23

AMAMENTAR N?O � INATO

O post anterior revelou ideias com diferente pontos de vista. Todos eles merecem aten�?o e eu quero salientar, em particular este, que acho que devem ler. Fui l� comentar mas decidi publicar aqui o meu post para o partilhar tamb�m convosco.

Antes de mais quero dizer que amamentar ou n?o, n?o significada, de modo algum, que se seja uma melhor ou pior m?e.
Eu estou a amamentar e tenciono faz?-lo at� pelo menos cerca dos cinco meses visto que, sendo tradutora, trabalho em casa e isso ajuda muito. No entanto, compreendo que outras m?es deiam suplemento e at� mesmo s� leite artificial pois, naturalmente, os beb�s n?o podem passar fominha.
Mas o que por vezes acontece � que algumas mam?s inexperientes n?o amamentam da maneira correcta e o resultado � saida de pouco leite e os bicos feridos. Digo isto com conhecimento de causa pois no in�cio aconteceu comigo. A minha Beatriz chegava a mamar uma hora inteirinha e passado uns minutos j� chorava com fome. Aconteceu ainda estava na maternidade e disse ?s enfermeiras. Uma delas disse logo para dar o suplemento e outra disse que isso era s� em �ltimo caso e que se a beb� mamava tanto tempo � porque algo estava mal. Foi ent?o ajudar-me e explicou-me t�cnicas de amamenta�?o (com almofada a apoiar, melhores posi�?es, pegar na aureola toda, etc). Foi rem�dio santo! Desde a� tudo se resolveu. A menina comia e ficava satisfeita em cerca de 20 min. At� hoje. Os meus bicos est?o �ptimos, lavo com compressa e soro fisiologico uma vez por dia e durante o dia passo leite no bico, deixo secar e tapo com as rodelas de protec�?o.
E agora digo eu, se n?o me tivesse aparecido aquela enfermeira interessada, se calhar eu estava a dizer que n?o tinha conseguido amamentar! Pode ser que sim, pode ser que n?o. Mas de facto, amamentar n?o � algo inato, nem para n�s nem para os beb�s.

3 Comments:

At Thursday, February 23, 2006, Blogger Repolha said...

Ol�s
Concordo contigo (e vou copiar este coment�rio para o meu post) que por vezes o insucesso da amamenta�?o prende-se com posi�?es incorrectas, etc. Contudo, creio que a op�?o mais acertada ser� primeiro resolver o problema urgente que � a fome do beb� e s� depois procurar ajuda para corrigir o processo de amamenta�?o (nenhum beb� recusar� o peito por ter bebido 120 ml de leite artificial). No teu caso estavas na maternidade e tinhas uma enfermeira ? m?o. O problema � quando se est� em casa e n?o se sabe o que fazer. As linhas de amamenta�?o, infelizmente, ajudam numas coisas mas falham no primordial: o bem-estar imediato do beb�. Beijinhos grandes e vitam�nicos para o leite ;)

 
At Thursday, February 23, 2006, Blogger Repolha said...

e tb te respondi no post dos coment�rios
e mais bjs

 
At Thursday, February 23, 2006, Blogger Mamã said...

Ol�!
Realmente dar de mamar � um processo complicado tanto para as mam?s como para os beb�s. No entanto, nada que a experi?ncia e o bom senso n?o resolvam.
Antes de mais, deixa-me dar-te os parab�ns por dares ou queres dar de mamar em exclusivo at� poderes. N?o � qualquer um que se "sacrifica por essa causa". Eu s� n?o o fiz porque estou a fazer medica�?o, que de certa forma �, prejudicial � minha filha.

Bjs

 

Post a Comment

<< Home