Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".

2006/02/22

AMAMENTAR E TRABALHAR

Gra�as a uma amiga da net, quando estava gr�vida, fiquei a saber as vantagens da amamenta�?o em exclusivo.
Na sociedade actual est� generalizado que certas m?es n?o t?m leite, � fraco, � necess�rio o suplemente, etc... Est� errado. Se fizerem uma pesquisa mais pormenorizada chegar?o ? conclus?o que eu cheguei. N?o h� raz?o para dar suplemento salvo motivos graves que impe�am de facto a amamenta�?o. Amigas, informem-se antes de dar leite artificial aos vossos beb�s. Um dos principais motivos de n?o ter leite � o de algumas m?es saltarem uma mamada com o intuito de na pr�xima mamada ter mais leite. N?O fa�am isso! Quanto mais derem de mamar mais leite ter?o e n?o o contr�rio.

Quando sai do hospital o m�dico disse para eu comprar o Nutrib�n Natal e dar como suplemento. Fiz isso e rapidamente me arrependi. A obstipa�?o e as dores de barriga come�aram a ser habituais. N?o podia continuar. Al�m disso reparei que o meu leite estava a reduzir de dia para dia. Foi ent?o que decidi interromper o leite artificial de vez. Passei a dar leite do meu e desde a� tem sido uma maravilha. A minha Beatriz evacua quase sempre ap�s a mamada e c�licas nem v?-las. Dorme como um anjinho! E est� uma raparigona como podem ver nas fotos.
Do meu ponto de vista, acho que os m�dicos devem ter comiss?o nas latas de leite!
� claro que o leite artificial � mais c�modo, visto que aguentam 3 horas ou mais de intervalo. Com a amamenta�?o isso n?o acontece pois o hor�rio s?o os beb�s que fazem mas � uma quest?o de h�bito. De noite a minha menina dorme cerca de 6/7 horas seguidas o que � �ptimo, n?o acham?
Aconselho vivamente que consultem este site sobre amamenta�?o.
Deixo aqui algumas indica�?es sobre como conciliar a amamenta�?o com o trabalho fora de casa.

Conciliando a amamenta�?o e o trabalho fora de casa

O trabalho materno fora do lar � um obst�culo ? amamenta�?o. Apesar disso, as taxas de aleitamento materno entre as m?es que trabalham fora do lar mostram que � poss�vel conciliar trabalho e amamenta�?o. Conselhos a observar:

1. Praticar o aleitamento materno exclusivo.

2. Avaliar no local de trabalho onde poder� retirar e armazenar o leite.

3. Familiarizar a crian�a com anteced?ncia (10 a 14 dias) com a pessoa que vai cuidar dela e o alimento que vai receber na sua aus?ncia.

4. Amamentar o maior n�mero de vezes que puder, quando estiver em casa.

5. Amamentar logo antes de sair de casa e assim que chegar.

6. N?o alimentar o beb? pr�ximo do hor�rio de chegada da m?e para que o seio seja esgotado durante a mamada.

7. Evitar ao m�ximo o uso de biber?o no per�odo em que a m?e estiver fora de casa. Se a crian�a n?o for muito pequena, aliment�-la com papas ou sumos, usando uma colher ou um copinho.

8. Durante as horas do trabalho, esgotar o seio manualmente, ou com bomba, e guardar o leite no frigor�fico no m�ximo 24-48 horas.

9. Oferecer o leite ? crian�a na aus?ncia da m?e ou congel�-lo (at� 6 meses).

10. O leite em estoque nunca deve ser fervido ou colocado no microondas. Deve-se deixar descongelar naturalmente e aquecer em banho-maria.

5 Comments:

At Wednesday, February 22, 2006, Blogger Marlene said...

Ol�!!!
Gostei muito de conhecer o teu blog!!! E essas dicas vieram mesmo a calhar... Vou come�ar a trabalhar dia 28 de Mar�o e estava a ficar preocupada com a quest?o da amamenta�?o a par com o trabalho!!! obrigada!

matilde e marlene

 
At Wednesday, February 22, 2006, Blogger Horas Vagas said...

S� dei e dou suplemento porque o meu leite n?o a satisfaz... fica com fominha!! Mas dou sempre e primeiro maminha!! Bebe o que quer e, depois, ofere�o suplemento! � o Nutriben Natal e ela da-se muito bem: coc� em toda a fraldinha e sem c�licas! J� l� v?o 3 semanas. Cada beb� � um caso... Quem me dera que ela n?o fosse uma comilona e ficasse bem s� com maminha mas n?o � uma esfomeada de primeira mesmo com 40m de mama, v? tu bem!!

 
At Wednesday, February 22, 2006, Blogger Loira said...

Ol� S�nia... nesta e noutras coisas sou apologista de "cada um sabe de si"... tb n?o gosto de m�dicos que encoragem os suplementos, mas enfim... a mim n?o me receitaram nada e eu nunca deixei q dessem nenhum leite artificial ao Zezinho na maternidade... mm qd acharam q eu tinha pouco colostro. E c� estamos n�s: 1 m?s e meio e o Zezinho ainda s� provou a minha mama, est� a engordar bem e, geralmente, at� faz intervalos razo�veis. Por isso, por enqto vamos continuar assim...
Adorei a fatiota da Beatriz!
Obrigada pela visita e coment�rio!
bj*
Loira e Zezinho

 
At Wednesday, February 22, 2006, Blogger Mamã said...

Oi!
Engra�ado! Acabei de publicar 1 post sobre a amamenta�?o e descobri agora o teu.
Sinceramente n?o concordo com o que escreveste. Pode n?o ser o teu caso, mas h� muitos, mas muitos beb�s a passar fome e sem necessidade nenhuma.

Bjocas

 
At Wednesday, February 22, 2006, Blogger Repolha said...

Ol� S�nia
Olha como te disse h� dois meses n?o percebo a hist�ria de se dar suplemento qd o beb� est� bem e a m?e tamb�m e quer amamentar. Agora como diz uma das vizinhas de cima cada caso � �nico. E o fundamentalismo n?o � a melhor solu�?o. H� de facto um grande preconceito actualmente contra o leite artificial. E o equil�brio � a melhor solu�?o: um biber?o de vez em quando n?o faz mal a ningu�m e h� beb�s que comem este mundo e o outro e ficam prontos para comer ainda mais. Sobre a amamenta�?o exclusiva at� aos 6 meses, eu pessoalmente n?o concordo tendo em conta que aos 5 a m?e est� a ir trabalhar (estou a falar do que se passa na generalidade). Considero que a realidade em que vivemos tem que ser levada em conta. N?o � a trabalhar que se tem paci?ncia para introduzir os s�lidos da forma mais adequada, os alimentos que os acompanhar?o para o resto da vida e com os quais h� que estabelecer uma boa rela�?o. Um dia pretendo expor as minhas ideias sbr este assunto. Quando escrever aviso-te.
A Beatriz est� lindaaaa.
Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home